Canjiquinha ou Farinha-seca (Piptadenia paniculata Benth.)
A unha-de-gato é uma árvore com até 20 m de altura, característica de solos com baixa fertilidade química, boa umidade e drenagem lenta. Seu tronco, de casca áspera apresenta acúleos (estrutura semelhante a um espinho) e suas flores são pequenas, brancas e perfumadas. Sua madeira é adequada para a produção de lenha e para usos locais de carpintaria, marcenaria, obras externas.: Nome Popular: Unha-de-gato, angico, angico-de-espinhos, angico-paniculata, cobi, canela amarela.
Canjiquinha ou Farinha-seca (Piptadenia paniculata Benth.)
Família: Fabaceae
Classificação: espécie pioneira
Porte: 8 - 20 m
Zona de ocorrência natural: Bahia até Santa Catarina, no litoral; Minas Gerais.
Informações ecológicas: planta pioneira, semidecídua, heliófita a seletiva higrófita, característica da floresta pluvial Atlântica, apresentando frequência de ocorrência relativamente alta, contudo de distribuição bastante irregular, sendo mais comum em formações secundárias como capoeiras e áreas abertas.
Outros usos: confecção de embalagens, brinquedos e para lenha e carvão.
Época de floração: janeiro - fevereiro.
Cor da flor: branca
Época de frutificação: março - abril
Tipo de fruto: legume
Tipo de dispersão: autocórica
Polinização: melitofilia
Características da folha: folhas compostas bipinadas com 2-4 pares de de pinas opostas, com pecíolo de pouco menos de 1 cm; lâmina do folíolo cartácea, elítica e glabrescente, de 2-3 cm de comprimento por 1-1,5 cm de largura.
Filotaxia: alterna.