Embaúba-prateada (Cecropia s. hololeuca Miq.)
A Embaúba-prateada (Cecropia hololeuca) é uma árvore da familia Urticaceae, também conhecida como embaúva-preta, embaúba-branca e embaúva-branca.
Esta espécie tem tamanho médio (gira em torno de 6 a 12 metros de altura, com tronco de 20 a 30 centímetros de diâmetro). Suas folhas são peltadas (em forma de escudo).
Difícil não notar essa árvore nas matas. O tom prateado de suas folhas é o que mais se sobressai em meio ao verde. Por isso mesmo, tem forte aplicação no paisagismo, em função de sua beleza exótica.
Embaúba-prateada (Cecropia s. hololeuca Miq.)
Família: Urticaceae
Classificação: espécie pioneira
Porte: 6 - 12 m
Zona de ocorrência natural: Ceará, Bahia, Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso do Sul até Santa Catarina, em várias formações vegetais.
Informações ecológicas: planta perenifólia, heliófita e seletiva higrófita. No interior de seu tronco oco, abriga formigas. Preferencialmente solos úmidos em beira de matas e em suas clareiras.
Outros usos: os frutos são consumidos pela avifauna e mamíferos (preguiça); possui propriedades medicinais; o tronco é utilizado como abrigo de formigas.
Época de floração: julho - agosto
Cor da flor: branca
Época de frutificação: dezembro - janeiro
Tipo de fruto: drupa
Tipo de dispersão: zoocórica
Polinização: melitofilia
Características da folha: simples, áspera, lobada, com estípulas grandes e brancas. A face superior da folha é de coloração verde escura e a inferior branca.
Filotaxia: alterna, espiralada.